terça-feira, 20 de abril de 2010

Belém de Maria e Cupira, em Pernambuco, registram mais de 50 tremores de terra desde sábado




As cidades de Belém de Maria, na Zona da Mata de Pernambuco, e Cupira, no Agreste do estado, registraram desde o último sábado mais de 50 tremores de terra. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), as magnitudes mais fortes foram de 2,8 graus na escala Richter, registradas na noite do domingo e no início da noite desta segunda-feira. Não há registro de vítimas, e a terra continua a tremer.

- Desses mais de 50 tremores registrados até o meio-dia de hoje, 11 deles tiveram magnitudes acima de 2 graus. Nós estamos enviando uma equipe para lá, e acreditamos que o epicentro está mais próximo de Belém de Maria - ressalta o sismólogo Joaquim Ferreira, coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN.

Segundo Ferreira, técnicos da UFRN chegarão nesta quarta-feira à região para confirmar a extensão da falha geológica que causou os tremores e o epicentro dos abalos sísmicos.

Belém de Maria e Cupira estão distantes, respectivamente, a 120 km e 167 km de Recife. Segundo o professor Joaquim Ferreira, ainda não há como determinar o tempo que durarão os abalos sísmicos na região.

Como as duas cidades nunca tinham registrado abalos, os moradores estão assustados. O secretário de Administração de Belém de Maria, Marcos Antonio Godói, disse que não há registro de danos materiais.

- Só tivemos informação de que uma casinha bem simples, no alto do morro, apresentou rachaduras. Mas não houve desmoronamentos - afirmou ele.

Godói disse que Belém de Maria fica numa espécie de vale, rodeada de morros. Moram na cidade 10,8 mil pessoas que vivem basicamente do plantio de cana-de-açúcar.

- Como nunca houve tremores aqui, as pessoas estão assustadas. Eu mesmo me assustei na noite desta segunda. Estava deitado em casa, por volta de 19h, quando tive a impressão de que um carro pesado passou em frente a residência, que estremeceu - relatou o secretário.

Ele contou que não percebeu móveis ou vidros das janelas tremendo.

- Só tive mesmo a sensação do abalo.

O secretário contou que após o tremor, os moradores saíram de casa e ficaram nas ruas.

- Mas voltam logo depois. Ninguém abandonou as residências.

Godói contou que as rádios AM e FM da cidade estão fazendo alertas à comunidade de que os abalos são fracos e não representam perigo aos moradores.

Mesmo assim, todo mundo está em alerta. Belém de Maria não tem Corpo de Bombeiros. A corporação mais próxima fica a 35 quilômetros, na cidade de Palmares. Mas Godói disse que não foi preciso acionar os soldados. Ele também é o representante da Defesa Civil estadual na cidade. Nesta quarta, dois representantes da Defesa Civil de Recife devem chegar a Belém de Maria para avaliar a situação.

Belém de Maria tem um hospital que está de prontidão caso os abalos se intensifiquem e alguém fique ferido. Até agora, isso não aconteceu.


PS;, E amigos depois de um tempo sem posts agora a muito o que comentar e não estamos tão longe assim dos reais problemas

um otimo feriado a todos esperamos noticias melhores !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário